Gostava de começar este post por dizer que ao contrário de muitos portugueses eu fui daqueles que gostei dos debates na TV entre os lideres dos partidos com assento parlamentar.
O meu preferido fui entre José Sócrates - Francisco Louça, essencialmente pelo facto de o Francisco Louça ter sido completamente dizimado pelo 1º Ministro.
Acredito (ou quero acreditar) que muita gente que vota no bloco não conhece o programa e vota no Bloco porque o Francisco Louça diz umas coisas simpáticas para o ouvido.
Em relação à líder do meu partido, julgo que a Dra. Manuela Ferreira Leite não é talhada para este tipo de situações. Teve mal com Paulo Portas, bastante presa até na argumentação das propostas do PSD. Confesso que estava receoso do duelo entre a Dra. Manuela Ferreira Leite e o Eng. José Sócrates. O 1º Ministro é um homem talhado para este tipo de situações. Fala bem, argumenta bem, tem boa imagem , faz-se de vítima quando é preciso, mas tem é um enorme defeito: Não é verdadeiro!
Para mim ficou claro como água no debate entre Ferreira Leite e José Sócrates que o nosso 1º Ministro é basicamente um artista.
Ficou claro num ponto bastante importante: TGV.
A Dra. Manuela Ferreira Leite disse com as letras todas que era contra o TGV neste momento por causa do endividamento externo em que Portugal se encontra.
José Sócrates diz o seguinte : " A Dra. Manuela Ferreira Leite é contra o TGV por causa da recessão económica mas esquece-se que em 2003 quando assinou o acordo do TGV, Portugal também se encontrava em recessão"
Daqui só posso pensar o seguinte: ou o nosso 1º ministro não percebe mesmo nada de economia e pensa que recessão económica é a mesma coisa que endividamento externo ou não está a ser verdadeiro e diz as coisas da forma que mais lhe convém.
O mesmo se aplica ao investimento público. José Sócrates diz que "O PSD é contra todo o investimento público". Alguém se acredita nisto? A única coisa que o PSD disse é que o TGV devia ser suspenso porque basicamente não temos dinheiro para o fazer. Quanto às escolas e requalificação urbana o PSD diz ... Força nisso.
Manuela Ferreira Leite assumiu no debate uma série de coisas que na minha opinião Sócrates não estava à espera que assumisse e isso custou caro ao nosso 1º Ministro.
A Dra. Manuela Ferreira Leite assumiu a introdução de portagens na crel, do PEC, do IMI e de mais algumas medidas impopulares. Contudo explicou com a clareza habitual o porquê de defender o fim do PEC e a introdução de portagens.
Manuela Ferreira Leite foi mais verdadeira, mais sincera, no fundo mais honesta.
José Sócrates tentou desmontar a imagem de credibilidade da líder do PSD ao confrontá-la com declarações passadas que mostram que esta mudou de opinião.
A Dra. Manuela Ferreira Leite deu a resposta que Sócrates merecia: As decisões na politica não se tomam com base num catálogo. É lógico. Os momentos são diferentes, não se podem tomar as mesmas decisões em situações distintas.
É por isto que julgo que a Dra. Manuela Ferreira Leite saiu vencedora do debate.
Dia 27 Voto Ferreira Leite.
Pedro Neto
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário