quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Debates na TV

Gostava de começar este post por dizer que ao contrário de muitos portugueses eu fui daqueles que gostei dos debates na TV entre os lideres dos partidos com assento parlamentar.
O meu preferido fui entre José Sócrates - Francisco Louça, essencialmente pelo facto de o Francisco Louça ter sido completamente dizimado pelo 1º Ministro.
Acredito (ou quero acreditar) que muita gente que vota no bloco não conhece o programa e vota no Bloco porque o Francisco Louça diz umas coisas simpáticas para o ouvido.
Em relação à líder do meu partido, julgo que a Dra. Manuela Ferreira Leite não é talhada para este tipo de situações. Teve mal com Paulo Portas, bastante presa até na argumentação das propostas do PSD. Confesso que estava receoso do duelo entre a Dra. Manuela Ferreira Leite e o Eng. José Sócrates. O 1º Ministro é um homem talhado para este tipo de situações. Fala bem, argumenta bem, tem boa imagem , faz-se de vítima quando é preciso, mas tem é um enorme defeito: Não é verdadeiro!
Para mim ficou claro como água no debate entre Ferreira Leite e José Sócrates que o nosso 1º Ministro é basicamente um artista.
Ficou claro num ponto bastante importante: TGV.
A Dra. Manuela Ferreira Leite disse com as letras todas que era contra o TGV neste momento por causa do endividamento externo em que Portugal se encontra.
José Sócrates diz o seguinte : " A Dra. Manuela Ferreira Leite é contra o TGV por causa da recessão económica mas esquece-se que em 2003 quando assinou o acordo do TGV, Portugal também se encontrava em recessão"
Daqui só posso pensar o seguinte: ou o nosso 1º ministro não percebe mesmo nada de economia e pensa que recessão económica é a mesma coisa que endividamento externo ou não está a ser verdadeiro e diz as coisas da forma que mais lhe convém.
O mesmo se aplica ao investimento público. José Sócrates diz que "O PSD é contra todo o investimento público". Alguém se acredita nisto? A única coisa que o PSD disse é que o TGV devia ser suspenso porque basicamente não temos dinheiro para o fazer. Quanto às escolas e requalificação urbana o PSD diz ... Força nisso.
Manuela Ferreira Leite assumiu no debate uma série de coisas que na minha opinião Sócrates não estava à espera que assumisse e isso custou caro ao nosso 1º Ministro.
A Dra. Manuela Ferreira Leite assumiu a introdução de portagens na crel, do PEC, do IMI e de mais algumas medidas impopulares. Contudo explicou com a clareza habitual o porquê de defender o fim do PEC e a introdução de portagens.
Manuela Ferreira Leite foi mais verdadeira, mais sincera, no fundo mais honesta.
José Sócrates tentou desmontar a imagem de credibilidade da líder do PSD ao confrontá-la com declarações passadas que mostram que esta mudou de opinião.
A Dra. Manuela Ferreira Leite deu a resposta que Sócrates merecia: As decisões na politica não se tomam com base num catálogo. É lógico. Os momentos são diferentes, não se podem tomar as mesmas decisões em situações distintas.
É por isto que julgo que a Dra. Manuela Ferreira Leite saiu vencedora do debate.
Dia 27 Voto Ferreira Leite.

Pedro Neto

Sem comentários: