segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O fracasso do Porta 65 - A irreponsabilidade política de um dos seus mentores


Em 2007, com grande espalhafato, o PS anunciou a criação do Programa Porta 65, substituindo o anterior programa de Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ), prometendo, em síntese, com esse pomposo projecto, corrigir as deficiências do IAJ, criando um verdadeiro incentivo à independência dos jovens, segundo as palavras do deputado socialista Pedro Nuno Santos, entusiasta do projecto.

No entanto, o que a realidade veio demonstrar é que o Porta 65 foi uma tragédia enquanto programa de apoio ao arrendamento e que, verdadeiramente, o governo apenas pretendia diminuir a dotação orçamental dos apoios ao arrendamento jovem, tendo este sido um mero artificio para dificultar o acesso dos jovens ao mercado de arrendamento, tal como demonstram os números e a realidade, pois tanto o número de beneficiários diminuiu, como o período e o valor das subvenções.

Ora, não deixa de ser curioso que o reconhecimento do fracasso do porta 65 não é feito apenas pelos partidos da oposição ou pelos jovens que encontram acrescidas dificuldades para iniciar uma vida independente, também é feito pelo próprio Pedro Nuno Santos, agora candidato socialista à CM de São João da Madeira, quando, no respectivo manifesto eleitoral, exige que a CM de SJM crie um programa que complemente o Porta 65, visando remediar localmente um problema que o próprio criou a nível nacional enquanto deputado.

Consciência pesada Dr. Pedro Nuno Santos?





Ilídio Leite

4 comentários:

Anónimo disse...

Realmente nada calha bem ao Pedro Nuno...A JS dá conferências de impressa no parque radical a dizer mal do parque e o parque transforma-se num dos melhores do país, depois vem fazer um favor ao partido ao candidatar-me á Câmara de SJM e leva um chuto no lugar de deputado...olha-se para o programa do Pedro Nuno Santos e até dá vontade de rir...(até o número de objectivos é igual ao do Castro Almeida) e agora dá este tiro no pé num projecto que tanto defendeu...
Há eleições assim...tudo correr mal!

Anónimo disse...

Em altura de campanha eleitoral autárquica fica bem virem criticar programas que há muito foram criados. Quanto a este comentário, note-se que ainda bem que quem o escreveu frisa que "Depois" da conferência de imprensa da JS no parque radical, este se transforma num dos melhores do país (embora tenha dúvidas de que assim o seja).Só prova que a oposição liderada pelo Dr. Pedro Nuno Santos é eficaz. Mais ainda... quanto ao programa eleitoral, ressalve-se que este surgiu antes so programa eleitoral do PSD, daí que o programa do Dr. Castro de Almeida é que pode ser igual ao do Dr. Pedro Nuno Santos em alguns aspectos e não o contrário. Se algo corre mal, é o facto de muitos se aproveitarem de campanhas eleitorais para terem destaque, já que noutras alturas calam-se perante projectos que agora tanto criticam. A política, para quem acredita nela, faz-se todos os dias e não em períodos de campanha eleitoral. Ainda relativamente a este comentário, não parece de bom tom atacarem o Dr. Pedro Nuno Santos pelo facto se ter candidatado à Câmara Municipal de S. João da Madeira. É uma crítica desajustada e de mau tom. Veremos se o Dr. Castro de Almeida não dará, ele próprio, um chuto a todos/as os/as sanjoanenses no futuro... A ver vamos.

Anónimo disse...

Este artigo de opinião parece engraçado, sobretudo por estar publicado num blog da JSD. Se bem me parece, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira é do PSD. Pois bem, quem vive nesta cidade sabe melhor do que ninguém que NADA se fez durante estes 8 anos em matéria de políticas de juventude. Os jovens desapareceram de S. João da Madeira e nada se fez contra isso. A própria JSD, enquanto força jovem de um partido que se encontra em maioria no executivo camarário tem grande responsabilidade naquilo que diz respeito ao desastre que são as políticas para jovens em S. João da Madeira... Na vez de criticarem o trabalho de um político sajoanense que sempre dignificou a nossa cidade na Assembleia da República e que tanto fez pelos jovens de todo o país, deveriam, vocês mesmos, começar por pensar o que se passa na nossa cidade relativamente a questões de juventude.

Ilídio Leite disse...

Caro(s) anónimo(s)

Este é um espaço aberto de discussão onde todas as opiniões são válidas e bem-vindas, concorde-se ou não.
Naturalmente teremos todo o gosto em debater consigo qualquer temática … Agradecemos que, na próxima visita, identifique-se, é uma questão de respeito e educação, nada de pessoal… Presumo que o anonimato tenha sido um mero lapso… Ou o exercício deliberado do direito à opinião anónima, situação compreensível nos tempos de asfixia democrática que correm…
Relativamente ao meu texto, apenas critiquei a incoerência do Dr. Pedro Nuno Santos relativamente ao programa Porta 65. Se o programa fosse tão bom como dizia na AR (e foi só em 2007, não faz tanto tempo quanto isso…), não estávamos a discutir soluções para o problema da habitação jovem, problema que tinha menor dimensão com o IAJ.
De todo modo, errar é humano, só fica bem ao Dr. Pedro Nuno Santos tentar emendar os respectivos erros.

Um abraço!