quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Senhora Ministra

Para quem visite o nosso blog regularmente pode verificar que desde a quarta-feira passada, uma maltinha muito porreira, tem começado a escrever diariamente e de certa forma a “dar vida” a este blog em que as pessoas poderão ler os nossos artigos e quem sabe deixar o seu comentário.

Sendo eu um dos tais eleitos cabe-me todas as terças feiras escrever um pequeno artigo. Assim sendo, hoje vou falar sobre um assunto bem actual e que me deixou bastante preocupado enquanto estudante.

Estava eu hoje a caminho da praia ao início da tarde e é com grande espanto (ou talvez não) que ouço uma voz vinda do rádio a dizer o seguinte: “Portugal aparece abaixo das médias da OCDE nas estatísticas sobre Educação”. Essa voz continuou dizendo que Portugal ficava atrás dos 30 países que compõem a OCDE ao nível do investimento público em educação, que lideramos no acesso ao ensino superior e que mais de metade dos alunos que acabam o seu curso superior não arranjam emprego. Perguntei-me: mas como é possível ainda estarmos nesta situação se tem sido tanto o investimento em educação e como existem tantos génios pelo nosso território (os exames nacionais nos últimos anos têm sido prova dada disso) e depois não conseguem arranjar um simples emprego?

Estive um pouco de tempo a matutar sobre esta estatística e a tentar conseguir adivinhar a reacção da nossa querida ministra a este relatório que mais uma vez deixa uma má imagem do nosso Portugal. Como tal, mal cheguei a casa fui procurar as palavras da incrível ministra da educação relativamente a este relatório e para grande espanto meu que esta senhora não vê qualquer tipo de problema neste relatório desastroso, apresentando diversas (boas) razões que não se direccionam ao fundamental da questão.

Eu, enquanto cidadão português estou cansado de ter pessoas sem o mínimo de veracidade nos seus actos e palavras, de realismo, de objectividade e sobretudo de eficácia a governar este país. Eu quero a verdade. Eu quero resultados. Eu quero sempre o melhor. E esta é apenas uma das muitas provas vivas que este governo tem vindo a dar ao longo do seu último mandato que não é o melhor para governar este país. Não aceito que exista um governo que premeie a mediocridade, que oculte os factos ao povo e sobretudo que abuse do poder que tem para tomar decisões a seu belo prazer. Penso que dia 27 de Setembro e também dia 11 de Outubro os portugueses não vão deixar passar em branco mais actos como ocorreram hoje com a ministra e outros mais.

Vítor Hugo Oliveira

1 comentário:

Anónimo disse...

So para dar um exemplo claro da politica de educação deste governo. O André Rodrigues (Deco para os amigos) entrou no FCDEF, uma das melhores universidades de desporto do pais. Até aqui tudo bem, não fosse a forma como entrou! O Deco como milhares de portugueses fizeram o exame de +23 e para meu espanto a pergunta do exame era a seguinte: "Descreva a prestação de Portugal no Euro-2008".
Isto basicamente é gozar com os alunos que frequentam o 12º ano. Basicamente o que o Ministério da Educação lhes está a dizer é o seguinte: "Bem voçes não se esforcem muito, vivam á custa dos vossos papas até aos 23 anos que nós depois fazemos um exame para voces que até um aluno da 4º classe passava". Que fique claro que não sou nada contra o programa + 23. Toda a gente deve ter uma segunda oportunidade. Agora essa 2º oportunidade tem que ser dada com o mesmo grau de exigiência.
O grau de exigência que o Sr. Eng. José Socratés quer implantar no país é proporcional ao grau de exigência que este colocou a si próprio quando fez a sua licenciatura.
Pedro Neto