terça-feira, 22 de setembro de 2009

Por falar em responsabilidade....

Bem não estava previsto eu falar sobre as eleições autárquicas, mas como não tenho sono e achei importante esclarecer um assunto, optei por abrir uma excepção.

Ontem à noite passei pelo blog da Juventude Socialista e reparei que tinha lá um texto que falava, imaginem sobre "responsabilidade". Até o significado tinha vejam bem. Devo dizer que admiro a coragem da JS em falar de responsabilidade... é que eu no lugar deles tinha vergonha de pronunciar tal palavra, pelo menos antes de vir pedir desculpa aos jovens sanjoanenses!

Caro Vítor Baptista não sei bem há quanto tempo pertences á JS e por isso posso admitir que não saibas o que se passou há 4 anos.

Vou perguntar-te o seguinte: Lembras-te do João Gomes?
Pois é...o João era presidente da JS quando foi eleito pelos sanjoanenses e...faltou à tomada de posse! Nunca quis saber do cargo que tinha sido eleito pelos JOVENS SANJOANENSES.

É este tipo de responsabilidade que estás a falar? De faltar aos compromissos, de virar as costas aos jovens sanjoanenses na altura de lutar por eles na Assembleia?

"Responsabilidade é um substantivo feminino que significa a obrigação de responder pelas acções próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas."

Quanto ao João Gomes estamos falados, até porque eu sei que ele já não está na vossa estrutura...ou pelo menos não está activo. No entanto não podem fazer desaparecer o que ele fez.

"Como não gosto de opinar só porque o calendário político a isso obriga" - Caro Vítor eu só gostava de saber onde é que tu e a JS andaram nos últimos 4 anos! A primeira intervenção que vocês tiveram, julgo que foi em Maio deste ano por causa do Parque Radical!

Fantástico! Grande responsabilidade!

Se tudo estava mau como vocês dizem, porque não vieram antes?
Como eu acredito que vocês até são boas pessoas vou acreditar que tiveram muito que fazer nos últimos 3 anos e meio e por isso não tiveram atentos ao que se passou. Por isso decidi deixar uma lista para saberem o que foi feito a pensar nos jovens de S. João da Madeira:

1 - Centro Formação Desportiva - Têm noção da importância destes campos para as centenas de jovens que praticam futebol? Lembram-se do como era antes?

2 - Cartão Jovem Municipal - Sabem qual é o desconto que este cartão dá aos jovens sanjoanenses na factura da Água? Humm façam lá um esforço e vão tirar o cartão jovem municipal!

3 - Remodelação das escolas primárias (TODAS) - Sim é verdade, não existe uma única escola em S. João da Madeira da responsabilidade da autarquia que não tenha sofrido obras de remodelação!

3 - Semana da Juventude - A Semana da Juventude deu um salto qualitativo bastante significativo nos últimos 2 anos...Lembras-te de como estava a zona dos bares quando veio cá os BURAKA? e este ano? Não viste Deolinda ou os Clã? É que eu tenho a sensação que os jovens de S. João da Madeira gostaram muito destes concertos!
Além disso a Semana da Juventude deu a oportunidade a bandas sanjoanenses de tocarem na abertura dos concertos.

4 - Bolsas de Estudo - Em SJM quem não tiver possibilidades de pagar os estudos universitários a cidade atribui uma bolsa de estudo!

5 - Material Escolar - A cidade oferece também material escolar aos jovens mais desfavorecidos do concelho.

6 - Cinema - Ainda me lembro de ter que ir ao arrábida para ir ao cinema...

7 - Recintos Desportivos na Mourisca, Fundo de Vila e Parque Ferreira de Castro.

8 - Paços da Cultura -tem lá um espaço internet com acesso para TODOS

Caro Vítor Baptista para quem diz "Assim sendo será que podemos apelidar de organização responsável aquela que esquece a juventude sanjoanense durante 8 anos?" só pode ter andado distraído.

Nós na JSD não tivemos a estrutura parada durante estes anos. Fizemos actividades, conferências, esclarecemos as pessoas!

Quem não teve a mesma postura foi a JS. Não tinha liderança, não tinha rumo, não fazia nada!

Agora chega às eleições e aparecem...

Façam um exercício simples: Peguem nos jornais, nas actas da Assembleia e das reuniões de Câmara e vejam quantas vezes os deputados do PS falaram de Juventude.

A resposta é simples: 0!!


Até breve

Pedro Neto

2 comentários:

Ilídio Leite disse...

Há gente que anda muito distraída...
Ou finge andar distraída...

João Gomes de Almeida disse...

Caro Pedro Neto,

Como sabes já não sou nem dirigente, nem militante, da Juventude Socialista e do Partido Socialista. De qualquer forma a utilização do meu nome em campanha faz-me ficar contente. Contente por saber que há fantasmas que nunca morrem e que dificilmente a JSD também conseguirá apagar - o fantasma de durante os meus mandatos a JS ter formado imensos quadros políticos na cidade, ter recuperado terreno relativamente à JSD e ter feito uma oposição activa, que ninguém no PSD pode negar.
Quando fui candidato em 2005, fui candidato ao executivo da JF. Como o PS perdeu essa eleição e tive que vir viver para Lisboa, decidi renunciar ao mandato - não tomando posse. Caso não saibas juridicamente a não tomada de posse é uma "renuncia de mandato de pleno direito". Para confirmares isto basta consultares qualquer manual de direito administrativo, como por exemplo o do vosso "companheiro" Marcelo Rebelo de Sousa. Isto é a verdade, ou se quiseres a "Política de Verdade".
Espero que tenhas ficado esclarecido e que a JSD se foque em assuntos realmente importantes para a cidade e também para o partido. Lembro que o candidato à CM é Vice-Presidente de uma liderança do PSD que foi largamente censurada pelos portugueses nas urnas. Isso sim é preocupante.

Cumprimentos,

João Gomes de Almeida